Pronto para Ação: Conjugação e Troncos Verbais Coreanos
Em coreano, vários significados são adicionados ao anexar diferentes desinências aos verbos - verbos de ação e verbos descritivos (adjetivos). A conjugação sempre começa com o radical do verbo. Podemos considerá-lo a raiz da qual crescemos qualquer uso.
Ao pesquisar verbos em um dicionário coreano, você verá primeiro a forma do dicionário, por exemplo, 먹다 , conforme abaixo.
Como obter radicais verbais
1. Pesquise um verbo no dicionário.
e.x - comer
2. Encontre a forma de dicionário que termina em 다.
e.x - 먹다
3. Elimine o 다 e obtenha o radical do verbo.
e.x - 먹
Eu recomendo construir verbos a partir daqui, anexando várias terminações. Você não deve memorizar um monte de formas verbais com tempos, negativos ou vozes. Isso é ineficiente e frustrante.
Como fazer crescer troncos verbais
As maneiras como os verbos coreanos se comportam dependem se o radical termina em uma vogal ou consoante. E como todos os idiomas, o coreano também apresenta algumas irregularidades quando se trata de conjugação.
Neste post, não quero que você veja todas as regras de conjugação uma por uma. Ao estudar coreano, você pode dominar todas as conjugações com mais naturalidade. Espero que este post o ajude a entender os radicais verbais e a se preparar para a conjugação sozinho.
Listei verbos regulares e irregulares comuns abaixo para que você possa observar como eles se conjugam em geral e começar a pegar o jeito.
1. terminações verbais de uma forma
Ele tem apenas uma forma e está anexado ao radical verbal.
por exemplo. - 고 : e
- 지만 : mas
2. Terminações verbais de duas formas
Ele tem duas formas e é anexado ao radical verbal, dependendo se os radicais terminam em consoante ou vogal. Se for uma consoante, então a desinência com ㅡ é anexada; se for vogal, então a desinência sem ㅡ é adicionada.
por exemplo. - (으) 니까 : porque
- (으) 면 : se
As tabelas a seguir demonstram - 고 , uma terminação de uma forma, e - (으) 니까 , uma terminação de duas formas.
Comentários
Postar um comentário